Apresentação

As Olimpíadas de Filosofia começaram a ser organizadas por professores e estudantes em diferentes regiões do planeta depois da publicação da Carta de Paris, quando participantes das jornadas internacionais de estudo “Filosofia e Democracia no Mundo”, organizadas pela UNESCO em Paris, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 1995, afirmaram: “Consideramos que a atividade filosófica, que não subtrai nenhuma ideia à livre discussão, que se esforça em precisar as definições exatas das noções utilizadas, em verificar a validade dos raciocínios, em examinar com atenção os argumentos dos outros, permite a cada um aprender a pensar por si mesmo” (CARTA DE PARÍS).

A Olimpíada de Filosofia nasceu da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as olimpíadas pretendem convidar os estudantes para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser, não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A proposta é que, por meio da olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da interlocução, interação e participação dos colaboradores.

Seguindo o mesmo espírito, a Olimpíada de Filosofia do Ensino Médio tem sua origem em experiências realizadas em diferentes espaços filosóficos, especialmente na Olimpíada de Filosofia do Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (NESEF) realizadas em 2011, 2012, 2013 e 2014. 

A Olimpíada de Filosofia do Ensino Médio reunirá na UFPR em Curitiba nos dias 22 e 23 de junho de 2017 estudantes e professores para um encontro filosófico, cujo objetivo não é competição, mas sim a cooperação por meio da investigação de problemas filosóficos, pela soma de ideias, pela troca de experiências e na busca de soluções.

O tema geral da Olimpíada de Filosofia no Ensino Médio é “Experiência do Filosofar”. A ampla delimitação do tema possibilita que os participantes investiguem e dialoguem sobre os problemas da vida cotidiana a partir de si, de sua escola, do seu lugar, da sua cidade, do Brasil e América Latina, e do mundo pois “que os problemas de que trata a filosofia são os da vida e da existência dos homens considerados universalmente” (CARTA DE PARIS).    

A proposta pedagógica desta olimpíada pode se constituir numa mediação agregadora dos interesses de estudantes e professores, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de da disciplina de filosofia no ensino médio.

 

14 ideias sobre “Apresentação”

  1. Olá professor meu nome é Lusandro Oliveira Leite, aluno da uninter, queria tirar uma dúvida sobre a olimpíada de filosofia, eu entendi as informações referente a produção dos trabalhos dos alunos do ensino médio com orientação dos professores, queria saber sobre as produções dos artigos cientifico, se é os alunos que estão cursando o curso de graduação em filosofia, ou os alunos do ensino médio que produziram os artigos também? porque se os alunos que estão cursando licenciatura em filosofia puder produzir os artigos, queria muito participar, me tire essa dúvida por favor. Um abraço.
    © 2016 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

    1. Olá Lusandro!
      Muito boa sua pergunta. São dois tipos de trabalhos que devem ser produzidos.
      Os alunos do ensino médio produzem os vídeos. Em uma mesma escola pode ser organizado vários grupos de alunos e produzir vários vídeos. Quem sabe até organizar uma olimpíada de filosofia local.
      Os professores e estudantes de graduação em filosofia produzem os artigos com as reflexões e análises do processo de produção.
      Prof. Dr. Ademir Pinhelli Mendes
      Coordenador

  2. Olá, tudo bem?

    1 – Sou de Pernambuco, sou aluno UNINTER/ Filosofia. Os alunos da escola fazendo os trabalhos (vídeo) e eu com meu orientador (artigo) … Poderei ir somente com meu orientador para Curitiba para apresentar o trabalho?

    2 – Como tem as obras citadas de textos filosóficos, posso fazer o meu projeto em Maquiavel?

    1. Caro Arthur, pode sim, o ideal seria se algum aluno de ensino médio também pudesse participar. Mas se você conseguir vir e trazer o trabalho deles será de grande valia.
      Também a presença do seu orientador para a apresentação do artigo será fundamental.
      A escolha do texto para realização do trabalho é de vocês.
      Att.

  3. Olá, gostaria muito de participar destas olímpiadas com os alunos da Escola Pedro Evangelista Caminha, que fica localizada na cidade de Geminiano – PI. O vídeo deve ter quanto tempo de duração? Os professores de filosofia e alunos da escola envolvido no vídeo devem estar em Curitiba na apresentação do projeto?

    1. Olá Ricardo, os critérios e outras informações estão disponíveis na página da olimpíada.
      Caso o trabalho seja aprovado ao menos um representante da equipe deverá estar presente para apresentá-lo.

      Ser desenvolvido por meio de um processo de investigação filosófica fazendo uso de conteúdos e textos clássicos de filosofia mediados por diferentes inovações tecnológicas;
      Desenvolver a investigação crítica e radical do conteúdo de forma coerente com os textos filosóficos estudados;
      Desenvolver a investigação crítica e radical de problemas e conceitos filosóficos presentes na realizada social brasileira;
      Demonstrar o entendimento dos textos filosóficos estudados para a compreensão da realidade social e política brasileira por meio do trabalho produzido;
      Demonstrar objetividade na apresentação do problema filosófico e conteúdo investigado;
      Desenvolver relação entre o conteúdo dos textos estudos com a realidade social e política brasileira atual;
      Não apresentar preconceito e discriminação de qualquer natureza, incitação à violência e uso de drogas, lícitas e/ou ilícitas, linguagem inadequada aos fins pedagógicos ou ação que possa incorrer em ilícito penal ou crime;
      A socialização do resultado dos trabalhos deverá ser apresentada em forma de vídeo, fazendo uso de inovações tecnológicas tanto no processo de construção da pesquisa como de apresentação dos seus resultados;
      Os vídeos serão analisados de acordo com os seguintes critérios: criatividade; qualidade da produção; adaptação do roteiro; forma de apresentação;
      O vídeo deverá ter a duração mínima de 04 e máxima de 06 minutos;
      O vídeo deverá estar em um dos formatos: mov, wmv, avi, mpg, mp4, mpeg, 3gp e flv.
      Todos os vídeos deverão apresentar na abertura informações básicas para identificação do tema, problema investigado, instituição de ensino, nome do professor orientador e dos alunos, cidade e estado.

  4. Olá professor
    Minha tutora me enviou o link para este curso, o qual recebi com certa estranheza, por ser direcionado a professores e estudantes de Filosofia. Porém ela me disse seria bom para expandir meus conhecimentos, mas como sou estudante de Administração gostaria de saber se, especificamente, este curso se adéqua de alguma forma a minha área, neste momento no início do segundo do bacharelado.
    Obrigada.

    1. Olá!Alunos de outros cursos também podem participar, desde que entrem em contato com um professor ou professora de Filosofia para juntos desenvolver os trabalhos.

  5. Olá sou aluna da uninter. Eu gostaria de saber se apenas os alunos do curso de licenciatura em filosofia podem se inscrever ou de outros cursos também ????

    1. Olá!Alunos de outros cursos também podem, desde que entrem em contato com um professor ou professora de Filosofia para juntos desenvolver os trabalhos.

  6. ola!estou lendo bastante todos as informacoes postadas sobre as olimpiadas,pretendo juntar um grupo de estudantes do ensino medio pelo fato de nao ter encontrado um professor a disposicao!como que faço
    ,eu faço um artigo e os alunos fazem o video?e como e esse artigo estou um pouco perdida sobre!Para qual dia sera a entrega dos trabalhos?preciso mandar nome e escola dos alunos?

  7. Boa noite professor preciso de informações sobre o curso de olimpíadas de filosofia, pois, fiz minha inscrição no curso e não consigo acessar a plataforma.

    Por gentileza me posicionar, obrigada.

    Osmarina

    1. Osmarina, peço a gentileza de que você consulte o e-mail que você cadastrou na hora de fazer a inscrição, pois eles enviam um login e senha para você acessar o AVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *