Participação de estudantes de Licenciaturas

 

  • Para participar da Olimpíada de Filosofia o estudantes de graduação em Filosofia e outras licenciaturas precisam, primeiramente, inscrever-se entre os dias 01 e 31 de agosto de 2016 no curso de extensão Ensino de Filosofia e Inovações tecnológicas: Olimpíada de Filosofia do Ensino Médio do Centro Universitário Internacional UNINTER. A inscrição e o curso são gratuitos. A inscrição pode ser feita por meio do link:  http://uninter.com/fichadeinscricao/?Evento=1544 
  • O aluno de graduação em Filosofia ou de outras licenciaturas , depois de inscrito, deverá procurar um colégio e convidar um professor de Filosofia do Ensino Médio, para junto com ele e com os alunos de uma turma para a qual leciona, participar da Olimpíada.
  • Caso não encontre professor ou professora que se disponha a participar com sua turma, o estudante de graduação poderá organizar livremente um grupo jovens, estudantes do ensino médio, para com eles organizar o trabalho para a Olimpíada de Filosofia do Ensino Médio. 
  • Desta maneira, a partir do planejamento já elaborado, o professor titular da turma o estudante de graduação devem eleger, em conjunto com os alunos do Ensino Médio, um tema para desenvolver um trabalho a ser levado à Olimpíada de Filosofia. 

4 ideias sobre “Participação de estudantes de Licenciaturas”

  1. Bom dia,

    Os trabalhos podem ser feitos por escolas de todo o Brasil ou somente no Estado do Paraná?

    E as obrigações e providências são incumbências da organização do evento?

    Sou graduanda e pretendo convidar uma turma aqui em Porto Alegre, só queria confirmar a possibilidade de participar. Já em inscrevi no Curso EaD, o professor titular da turma também deve fazê-lo?

    Obrigada.

    1. Prezada Kelen, todos os alunos e professores de filosofia de escolas públicas e privadas de ensino médio de todo o Brasil podem participar.
      As obrigações e providências, despesas e custos são de responsabilidade dos participantes.
      O professor titular da turma também deve participar do curso de extensão.
      Att.

  2. As escolas da minha região, Belo Horizonte – MG, geralmente seguem um Plano Curricular que é fixado para o ano. Inserir um trabalho como esse é complicado pois as escolas não tem mais agenda para compromissos assim.
    Seria interessante vocês fazerem essas olimpíadas no ano posterior a proposta. Assim nós alunos da gradação em Licenciatura em Filosofia apresentaríamos a proposta para a escola para que fosse inserida no Plano no ano seguinte, podendo, inclusive, ser uma forma de avaliação da escola também.

    Essas olimpíadas acontecem todos os anos?
    Se não conseguir uma escola posso participar sozinha?

    1. Veja Dina, nossa proposta não é acrescentar mais um conteúdo as aulas dos professores e dos alunos. A proposta é que vocês proponham aos professores que a produção do vídeo ou vídeos ocorra a partir dos conteúdos que já estão sendo trabalhados. Dentro do Plano Curricular que já está fixado.
      O ideal é que você consiga reunir ao menos um grupo de jovens que estão no ensino médio para a produção do vídeo filosófico. Caso não consiga fazer isso em uma escola pode reuni-los fora da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *